Quero abrir um salão de beleza e agora?

Saiba o que você precisa para abrir um salão de beleza | Projeto | Local | Serviços | Funcionários | Marketing

Você tem vontade de abrir o seu próprio salão de beleza? Veja o tudo o que você precisa para realizar o seu sonho! O ramo da estética é um dos que mais cresce no mundo. Por isso, continue com a gente e descubra tudo sobre o que precisa para abrir um salão de beleza!

o que precisa para abrir um salão de beleza

Conhecendo a estética

A estética é considerada um campo de estudo que procura utilizar a beleza em diferentes manifestações, sejam elas naturais, sejam elas artísticas. É também conhecida como uma filosofia da arte, a qual procura entender o que é belo e como tal sentimento da beleza é despertado em cada um de nós, seres humanos.

Existem diversas técnicas de manipulação de produtos estéticos e da utilização de diferentes aparelhos. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Limpeza de pele
  • Depilação corporal
  • Massagem relaxante corporal
  • Bronzeamento artificial
  • Drenagem linfática

O que precisa para abrir um salão de beleza simples: qual a relação da estética com o salão de beleza?

O salão de beleza é um local aonde você vai quando pretender aprimorar algo em sua aparência. Nem sempre é uma mudança radical, como um corte ou uma pintura de cabelo. Você pode ir à procura de depilação ou, simplesmente, de uma limpeza de pele – tratamentos que já mudam bastante a sua autoestima.

É inevitável relacionar salão de beleza à estética. Podemos dizer que o salão é o estabelecimento comercial que inclui tratamentos estéticos – os quais não são invasivos – e de cabeleireiros. O combo está no beauty saloon.

O que precisa para abrir um salão de beleza simples?

Se você está pensando em abrir um salão de beleza, preste atenção nas próximas informações. Veja qual é o melhor caminho para abrir o seu negócio de sucesso:

  • Antes de mais nada, você precisa ter um projeto – o que você pretende oferecer no seu estabelecimento, qual o orçamento disponível, quantos funcionários pretende contratar, etc.
  • Com o projeto em mãos, está na hora de definir o local. Você precisa estudar qual vai ser o melhor ponto para o seu negócio – desde dentro da sua casa até um ambiente alugado ou comprado.
  • Mãos à obra! Chegou a hora de procurar pela sua equipe e definir, de fato, quais vão ser os serviços oferecidos pela casa – pelo menos em um primeiro momento. Se o orçamento é mais curto, opte por serviços de maior demanda e, no futuro, acrescente aqueles mais caros e de menor procura.
  • Alguns materiais são básicos em um salão de beleza, então priorize-os! Carrinhos auxiliares, lavatórios, cadeiras de corte, sofás ou cadeiras para espera, produtos profissionais, entre outros. Invista em materiais de qualidade e que vão ajudar você a fidelizar clientes.
  • O marketing também é muito importante para a divulgação do seu estabelecimento. Nos dias de hoje, o marketing digital é o mais indicado. Você também pode fazer uma divulgação local através de panfletos. Lembre-se de caprichar em uma inauguração e mostrar o seu valor para os seus potenciais clientes.
  • Você também precisa lembrar dos custos mensais – que inicialmente podem não ser cobertos a partir do seu trabalho. As contas de luz, água, internet, salário dos funcionários, manutenção de equipamentos, reposição de produtos, impostos e aluguel devem ser pagos independente do seu fluxo de cliente. Por isso, é muito importante que você tenha uma reserva de acordo com o seu projeto.

Não se esqueça de legalizar o seu negócio! Para estabelecimentos menores, você pode se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI). Para estabelecimentos de médio a grande porte, você irá se pertencer a outras categorias, como Microempresa (ME), por exemplo.

Faturamento e lucro

Tanto o faturamento quanto o lucro do seu salão de beleza irão depender dos serviços oferecidos, dos valores cobrados e do tamanho da sua clientela. Geralmente, um salão de beleza pequeno, que tem um faturamento de 15 mil reais por mês, consegue lucrar em torno de 9 mil reais.

O ideal é que você cobre em torno de 80% a 120% de lucro sobre cada serviço. Isso significa que, se você gasta 50 reais para realizar um corte de cabelo, incluindo as cotas de água, de luz e mais o tempo de serviço, o valor do corte deveria ser entre R$90 a R$110.

E aí, preparado para abrir seu salão de beleza?

Recent posts

Menu

Pages