Jornal O Rio
Pesquisar:
Director: José de Brito Apolónia -
  Início   Região   Contactos   Parceiros
 
Artigos
Última Edição
Arquivo PDF
Política : Por unanimidade | Assembleia da República aprova voto de protesto sobre os recentes acontecimentos na capital do Sahara Ocidental
em 2010/11/29 0:30:00

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de protesto sobre os recentes acontecimentos de violência em El Aiun — a capital do Sahara Ocidental —, na sequência da destruição por parte das tropas e forças policiais marroquinas do acampamento onde mais de 20 mil saharauis reclamavam, há mais de um mês, por melhores condições de vida, a não espoliação dos recursos naturais do território e o direito à autodeterminação. O voto foi apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

O texto refere: «os incidentes ocorridos nos arredores de El Aiun são lamentáveis, tanto os confrontos e agressões, como a posterior recusa de acesso de alguns órgãos de comunicação social à zona dos conflitos. Deve ser apoiada, pois, a proposta do Conselho de Segurança e do Parlamento Europeu de pedir às Nações Unidas que elabore uma investigação que permita esclarecer, de forma correcta e objectiva, todos os acontecimentos relacionados com a destruição do acampamento saharaui».

O voto aprovado por unanimidade pela Câmara afirma «que deve ser exigido o respeito pelos Direitos Humanos, o fornecimento de assistência humanitária às populações que dela carecem e a melhoria das suas condições de vida». Por fim, o texto lembra que «Portugal sempre apoiou e continuará a apoiar a autodeterminação do povo saharaui, no quadro de uma solução negociada nas Nações Unidas».

Imprimir Página Enviar a um Amigo Criar PDF da Notícia
Agenda
Novembro 2014
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Jornal O RIO - Copyright 2006 - Todos os direitos reservados
Powered By: Direxis